O governo do estado de São Paulo anunciou hoje a suspensão do fechamento de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais aos fins de semana nas 11 regiões classificadas na fase laranja do Plano SP — o que inclui a região metropolitana e, portanto, a capital. Durante os dias da semana, entre segunda e sexta-feira, o funcionamento se mantém restrito entre as 6h e 20h. Nas seis regiões que até então seguem na fase vermelha, as restrições ficam mantidas.
Segundo o governador João Doria (PSDB), a decisão foi tomada pelo Centro de Contingência da Covid-19 após uma queda de 11% nas internações por covid-19 nos leitos públicos e privados.
Apoio em crédito
Também foi anunciado pelo governo paulista um pacote de apoio aos setores de comércio, turismo e serviços, com aporte de R$ 125 milhões em crédito pelo Banco do Povo e o Banco Desenvolve SP.
Os empréstimos seriam concedidos a juros baixos, de forma ágil e sem burocracia. O pacote prevê ainda suspensão do corte do fornecimento de gás e água nos estabelecimentos comerciais por falta de pagamento até o final do mês de março, com a possibilidade de as contas pendentes serem parceladas sem juros e multas.
Também foi divulgado que o protesto de débitos inscritos na dívida ativa serão suspensos por 90 dias para que os empresários tenham capacidade de adquirir financiamento.
As medidas ainda terão de ser melhor detalhadas pelo governo até sexta-feira (05/2).