A 2ª edição da Sampa Week foi prorrogada para até 12 de fevereiro. Semana de promoções do varejo criada para ajudar a impulsionar a economia paulistana, a ação sofreu impacto negativo pelas recentes decisões do Governo do Estado sobre a quarentena contra o coronavírus, restringindo o funcionamento do comércio e serviços não-essenciais, principalmente aos fins de semana.
Programada para acontecer entre 23 e 31 de janeiro, a Sampa Week faz parte do calendário oficial de eventos em comemoração ao aniversário da cidade.
No dia 22 de janeiro, porém, o Governo do Estado anunciou que a fase vermelha do Plano São Paulo passaria a vigorar das 20h às 6h em dias úteis a partir da segunda-feira, dia 25, em todo Estado, incluindo a capital, até 8 de fevereiro. As regras valem para as 24 horas dos sábados, domingos e feriados. Nestes períodos o comércio não pode abrir.
“Estimamos que as medidas adotadas, que fecham as lojas aos sábados, domingos e feriados, podem diminuir o faturamento semanal do varejo em 8%, em média”, afirmou Abdo Hadade, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo.
Para este ano, a expectativa dos organizadores era que a semana de promoções aumentasse em 4% as vendas do varejo no período. Em 2020, na sua primeira edição, o crescimento havia sido de 3,4%. “Agora, por causa de tanto abre e fecha das portas das lojas, fica muito difícil fazer estimativas para a atual edição do evento”, afirma Hadade.
Comerciantes consultados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estimaram que, com toda a limitação de funcionamento do comércio aos fins de semana, fechamento antecipado em dias úteis e capacidade de atendimento limitada a 40% dos clientes, a sua receita bruta mensal poderia ser até 30% menor se nada fosse feito.
“É muito prejuízo”, emendou Hadade. “Além disso, a ACSP também está preocupada com os consumidores que não tiveram tempo de comprar na Sampa Week”, complementou.
A prorrogação da Sampa Week será uma oportunidade a mais para que os consumidores aproveitem as liquidações do comércio em geral, dos restaurantes, hotéis e das empresas prestadoras de serviços que aderiram à iniciativa.
Mais de 20 mil lojas físicas da capital estão participando do evento deste ano. Os comerciantes podem acessar o site da Sampa Week para se cadastrarem e informarem, oficialmente, à entidade que estão participando da semana de promoções. O nome e site das empresas ficam à disposição de todos os consumidores que quiserem fazer a consulta, ajudando a divulgar também a loja participante.
Clique aqui para cadastrar a sua loja.
Veja aqui as lojas participantes.